sexta-feira, 1 de novembro de 2013

"V" de Vingança.

Enquanto as redes de televisão se esforçavam em explicar ao povo brasileiro o que significa Copa das Confederações, notaram que o público estava mais interessado em se manifestar por alguns centavos da passagem de ônibus. Aos poucos aquele movimento se tornou em algo muito maior. Por de traz disto, uma multidão liberada por mascarados “Guy Fawkes” usado no filme “V de Vingança, iniciaram uma revolução histórica. O Brasil nunca mais seria o mesmo.

Jingle usado em manifestação.

Em junho de 2013 iniciava no Brasil a Copa das Confederações, um grande evento em preparação a Copa de Mundo de Futebol de 2014. Mas ao contrário de outros campeonatos de futebol, aquele se tornaria apenas como pano de fundo para um acontecimento histórico que mudaria o destino de uma nação. Milhares pessoas foram para rua protestar inicialmente contra os aumentos de passagens de ônibus, liberada pelo Movimento Passe Livre. Aproveitando o jingle publicitário da Fiat “Vem pra Rua”, adotada como tema das manifestações, uma massa convocada pelas redes sociais ocupou as principais avenidas do país passando também a protestar contra a corrupção, descaso com a saúde e a educação, contra a PEC 37 (a medida que tira do Ministério Público a atribuição de realizar investigações criminais), contra os gastos com a Copa do Mundo entre outros.

Outra coisa que chamou atenção foi o uso de uma mascara baseada na figura histórica de Guy Fawkes, conhecida mais por ser utilizada no filme de suspense de 2006, V de Vingança. As vendas da história em quadrinhos e do filme de mesmo nome, aumentaram em lojas na internet após o início dos protestos no Brasil. A máscara usada pelo personagem revolucionário V é usada em manifestações pelo país e também virou fenômeno de vendas.

Quem foi Guy Fawkes


Guy_Fawkes

Guy Fawkes

Guy Fawkes foi um soldado inglês que teve participação na “Conspiração da Pólvora” que pretendia provocar um levante católico. Entre os planos do movimento, era explodir o parlamento inglês utilizando trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio durante uma sessão na qual estaria presente o rei e todos os parlamentares. Guy Fawkes, como especialista em explosivos, seria responsável pela detonação da pólvora. Assim como todos os participantes do movimento foi capturado, torturado e condenado á forca por traição e tentativa de assassinato.

Apesar de celebrados e homenageado pelas ruas do Brasil através das máscaras, que não foram associados aos ideais anarquistas ou atos de atentados, o mesmo não acontece na Inglaterra que até hoje existe a tradição de celebrar no dia 5 de Novembro, a Noite das Fogueiras. Nesta noite bonecos com a imagem de Fawkes são desfilados na rua, agredidos, despedaçados e por fim queimados.

V de Vingança (O Filme)


v-de-vingança

Um filme. Um simbolo.

V de Vingança é um filme de suspense de 2006, dirigido por James Mcteigue e produzido por Joel Silver e pelos irmãos Wachowski, responsáveis também pelo roteiro. Como no fato histórico, a história do filme também se passa em Londres, mais em um futuro próximo, onde uma sociedade fictícia e oprimida por um governo autoritário. Hugo Weaving interpreta V, um carismático herói anarquista mascarado que luta pela liberdade e a favor de uma revolução e convoca por uma rede de TV a população para ir para a rua e lutar por seus direitos.

No filme, ao contrário do fato histórico, o parlamento foi explodido com todos os seus integrantes e a população finalmente conseguiu sua liberdade.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial