segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Commodores - para ouvir e amar

commodores
O melhor dos Commodores
Gênero: Funk, R&B, Soul

Contar a história de grupo musical sem destacar o vocalista como personagem principal é algo meio difícil de realizar. No caso dos Commodores a tarefa se complica diante do inegável sucesso do seu líder vocal Lionel Richie, um ícone da música pop dos anos 70/80, que embalou inúmeros romances ao som de suas açucaradas baladas românticas.


clickandpaly


A história dos Commodores se inicia nos corredores de um instituto de Tukesgee, onde os integrantes de dois grupos locais de soul e R&B, The Mystics e The Jays, resolvem unirem as forças com a esperança de criar um grupo mais forte. Mesmo assim a inspiração não veio fácil, tanto que nem idéia para o nome grupo eles tinham. William King então pegou um dicionário, fechou os olhos, abriu uma página e apontou para a palavra "Commodore".

Batizada a banda, saíram em busca do estrelado em Nova York. Logo conseguiram uma chance na gravadora Atlantic, mas mesmo com a nova formação, parecia que eles não levavam mesmo jeito para coisa e acabaram tendo o contrato com a gravadora cancelado. Apesar de ver uma porta se fechando, o empresário do grupo, Benjamin Ashbum, acredita nos rapazes e queria recuperar seus investimentos. Agendou um showcase do grupo e convidou para assistir a apresentação importantes nomes da indústria musical, entre eles a Vice-presidente da Motown, Suzane De Passe, que se encantou com o sexteto. Era o grupo que procurava para abrir o shows dos The Jacksons 5, que tinha no grupo um garoto prodígio chamado Michael Jackson.

commodores

Depois de algumas apresentações, os Commodores estavam prontos para a gravação do seu primeiro álbum. Mas a perspicácia da vice-presidente da Motown, percebeu que Richie tinha mais desenvoltura e sugeriu que ele aos poucos assumisse no palco, o posto de vocalista principal ocupado até então por Walter Orange. Suzanne estava certa, e o primeiro sucesso dos Commodores "Machime Gun" chegou como uma metralhadora, abrindo finalmente o caminho do sucesso para o grupo.

Lionel Richie

Os Commodores lançaram mais dois álbuns, Caught in the Act e Movin' On, este não teve bom desempenho, mas uma de suas faixa "Sweet Love", apresentava uma situação nova para os Commodores. O grupo nascido para balançar no ritmo frenético do funk se renderia as baladas românticas, que se tornaria a sua marca na voz de Lionel Richie. "Just Be Close to You" foi o próximo sucesso a confirmar essa tendência, seguida por "Easy' que alcançou estrondoso sucesso mundial. Mas o grupo não tinha esquecido sua origens de black music e no mesmo disco emplacou "Brick House" que se tornou um clássico. Mas o pote de ouro estava mesmo com a s baladas, assim surgiram os mega sucessos "Three Times a Lady", "Sail On" e "Still", que colocaram em evidência Lionel Richie, que havia se tornado maior que os Commodores. Sua saída do grupo estava próximo. O último sucesso antes de sua partida para uma brilhante carreira solo foi "Lady (You Bring me Up)".

commodores_sem_lionel_richie

Os Commodores , agora com Walter "Clyde" Orange, James Dean "JD" Nicholas, e William "WAK" King, ainda sobrevivem sem Richie apresentando em shows pelo mundo, mas nunca mais tiveram novos sucessos. A não ser Nightshift em 1985, ano que Lionel compôs junto com Michael Jackson a música "We are the world" para o projeto Usa for Africa . O sucesso Nightshift marcou o fim de uma era, que poderia ser o último capítulo desse romance. Commodores, Uma das mais importantes grupos de soul, funk e R&B da história da música negra norte-americana.


webbin_magazine_presentes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário