sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Superando nossas limitações

santa missa aparecida

Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé? Através destas duas perguntas o Pe. Léo inicia sua palestra que nos ensina como superar nossas limitações, medos e falta de fé utilizando-se o exemplo do pecado de Davi ao desejar a mulher de Urias, Betsabe (Samuel 2, 11).



Além de perguntas, continua o Pe. Léo em sua palestra, Jesus sempre utilizou de parábolas para falar ao povo, por causa de nossa ignorância e incapacidade de compreender certas coisas. Quase sempre também utilizava de perguntas duplas, na qual a segunda quase sempre já oferecia dica para a primeira. Quanto menos fé esclarecida maior a ignorância, quanto maior ignorância maior e o medo. Uma pessoa medrosa é presa para qualquer coisa.

Há uma intima relação entre o medo e a falta de fé, por isso aí está duas áreas prediletas da influencia do mal. A ordem mais repetida em toda escritura é “Não Tenham Medo”, o medo não vem de Deus, o medo tem a sua raiz no passado ou numa projeção do futuro, afirma o Pe. Léo.

Diferente do medo patológico, possessivo ou doentio o qual nos causa o mal, existe o medo gerado pela emoção humana. Este sim é um grande presente de Deus e nos impede de colocar nossa vida em risco e funciona como um escudo de proteção que faz parte do instinto de sobrevivência.

Um exemplo de medo que nos leva a pecar esta na passagem que fala sobre a sequência de pecados cometidos por Davi ao desejar a mulher de Urias, Betsabe (Samuel 2, 11). O Pe. Leo em sua palestra conta esta passagem em detalhes, nos levando a meditar sobre os nossos medos, fraquezas e falta de fé. E como Davi, nos ensina a orar com o Salmo 50 a pedir a Deus que nos recupere diante nossas falhas.

"Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza.
De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso santo Espírito.
Restituí-me a alegria da salvação, e sustentai-me com uma vontade generosa.
Então aos maus ensinarei vossos caminhos, e voltarão a vós os pecadores."

Salmo 50, 12-15)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário