segunda-feira, 28 de setembro de 2015

U2 - Você também pode ser

bono_vox "O último dinossauro do rock em atividade depois dos Stones" segundo Dado Villa Lobos (ex-guitarrista da Legião Urbana). O grupo é composto por Bono (vocal e guitarra), The Edge (guitarra, teclado e backing vocal), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria e percussão). Com suas letras, muitas vezes espiritualizadas, têm foco em temas pessoais e preocupações sócio-políticas é uma das bandas de rock mais veneradas do mundo.

U2, a banda de rock do Larry


Um dos motivos para uma banda tenha tanto tempo de duração é a química que ocorre quando o grupo toca junto. Para entender porque o U2 atrai tanta atenção, temos de recorrer a sua história que começa em 31 de outubro de 1961, em Dublin na Irlanda com o nascimento de Laurence Joseph Mullen Jr., (Larry) o fundador do U2. Isto mesmo, a criação do U2 por incrível que pareça, não teve início na cabeça de Bono e muito menos ele é o gênio da banda, como ele mesmo definiu. Por isso, para falar sobre a banda, temos de começar por Larry.

A influência musical de Larry veio de sua mãe (Maureen Mullen) que quando jovem era uma excelente pianista de concertos. Aos oito anos de idade Larry começou a ter aulas de piano, mas não levava muito jeito, ou melhor dizendo, não levava muito a sério os estudos, para desespero de seu pai, porque Larry nunca fazia o que seu pai achava que deveria. O mesmo problema ele tinha com o seu professor de piano que um dia resmungou; “Larry, pare de bater no meu piano”. Esta foi a senha para que ele procura-se outro caminho. Foi isto que aconteceu quando saia da escola com sua mãe e ouviu alguém tocando bateria e decidiu, é isto que eu quero. Aos nove anos Larry começou as aulas de bateria, parte custeado com o próprio suor, pois seus pais se recusaram pagar por isto depois de gastar uma fortuna com aulas de piano.

u2_1976

Larry sempre foi guiado por seu pai e isto lhe irritava muito, pois tudo era o mundo de seu pai, mas não o seu. Algo trágico, a morte aos nove anos da irmã de Larry fez o seu pai mudar de Ideia e desistiu de força-lo a fazer o que eu não queria depois disso. Mas tarde, ao ver a vontade do filho de tocar em uma banda de rock, mesmo não querendo se dedicar aos estudos teóricos, sugeriu criar sua própria banda, colando um anúncio com algo parecido com ‘baterista procura músicos para formar banda’. Vários músicos se ofereceram, mas Larry escolheu na guitarra Dave Howel Evans (The Edge), Adam Clayton no baixo e nos vocais Paul David Hewson (que mais tarde seria conhecido como Bono Vox).

No começo, quem via os meninos do U2 tocar, balançava a cabeça e pensava consigo – estes caras aí não devem ir muito longe – pois eles horríveis como músicos, principalmente Bono que mal sabia pegar uma guitarra, para o qual se candidatou. Resolveram deixá-lo nos vocais, onde era melhor. Na verdade se não fosse por seu carisma nato, Bono não seria hoje do U2. Desde início ele dominava a situação, uma característica que reflete sua presença de palco presente até hoje, tanto que logo tornou o líder da banda e assim Larry foi apenas o cara que criou a banda, que no início era chamada de Feedback.

Mesmo sendo medíocres, dois professores da escola que estudavam (ou pelo menos frequentavam, pois estudar era algo que detestavam), se interessaram por eles, talvez porque finalmente aqueles garotos estavam fazendo algo produtivo juntos.

U2
Com isto conseguiram um lugar para ensaiar uma vez por semana, abandonando assim a cozinha da casa de Larry onde faziam seus primeiros encontros.

No final de 1976, a banda Feedback fazia ali mesmo na escola seu primeiro show. Os alunos da escola Mount Temple não sabiam que eram testemunhas oculares de um momento histórico, nascia ali uma das melhores bandas de rock de todos os tempos, o U2.


Referências
U2_the_best_of
U2_the_best_of
U2_All That You Can't Leave Behind
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial