Gênero: Pop, Rock
Roderick David Stewart, mais conhecido como Rod Stewart, é um cantor e compositor nascido em Londres (10 de janeiro de 1945) com ascendência escocesa. Rod é o 23º na lista de melhores artistas da história e 17º na de mais bem sucedidos de todos os tempos. Com 2 Grammy vencidos e inúmeros bons êxitos nas paradas de sucesso, principalmente inglesa entre os anos de 60 e 90. Rod Stewart já vendeu 265 milhões de álbuns desde o início de sua carreira.
Apaixonado por futebol, Rod Stewart começou a batalhar ainda adolescente. Foi pintor de silkscreen e até coveiro. Mas sempre teve incentivo da família para o lado da música. Por isso jogou nas costa sua guitarra e partiu pela Europa tocando nas ruas para ganhar uns trocados, algo que não foi bem recebido na Espanha, que o deportou de volta à Inglaterra por vadiagem.
Depois de tentar tocar em algumas bandas, mas no início tinha problemas justamente por sua voz rouca, que mais tarde se tornaria sua marca registrada. Finalmente em 1968 alcançou o sucesso junto com o Jeff Beck Group. Entre 69 e 75 junto com Ronnie Wood, montou a banda The Faces, mas paralelamente Rod sempre manteve sua carreira solo. Foi justamente nesta época que surgiu o primeiro grande sucesso solo de Stewart “Maggie may”. O sucesso de Stewart em sua carreira solo provocava tensão na banda The Faces, até que Woods resolveu pular fora e entrar para outra banda, Rolling Stones.
Stewart, apaixonado pela atriz sueca Britt Ekland, mudou-se par os Estados Unidos onde pediu a cidadania norte-americana, algo que foi bom para sua carreira, pois desde então emplacou um sucesso atrás do outro, como “Sailing”, "I Don't Want To Talk About It", "Tonight's the Night" e "The First Cut is the Deepest" entre outras.
Em 1978 lançou canção "Da Ya Think I'm Sexy?" , que se tornou a mais vendida daquele ano atingindo o número 1 em praticamente todos os países e vendeu mais de 4 milhões em todo mundo. O hit é famoso por ser considerado plágio do sucesso do cantor brasileiro Jorge Ben Jor "Taj Mahal", que provavelmente o refrão contagiante da canção teria ficado no consciente de Stewart ao ouvi-la em algumas vezes que esteve no Brasil.
Entre os anos 80 e 90, Stewart continuou na trilha do sucesso, mas cada vez mais espaçados e com o ritmo frenético de seu rock indo se acalmando talvez por causa do peso dos seus 70 anos. Atualmente ele se dedica ao projeto de regravações de canções dos anos 30 e 40 do "Great American Songbook". O "Great American Songbook" é um termo dado para canções dos musicais da Broadway escritas por compositores como Irving Berlin, Cole Porter, George Gershwin e Ira Gershwin. Isto tem lhe rendido vários prêmios e a volta ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Aqui no Brasil, país que declara seu carinho especial, Rod Stewart voltou à evidência ao realizar shows em Curitiba, São Paulo e novamente no badalado Rock in Rio de 2015, que agora comemora 30 anos de sucesso.
0 comentários:
Postar um comentário