segunda-feira, 6 de maio de 2013

Padre Beto, excomungado da Igreja Católica.

Ao fazer declarações sobre temas complicados e polêmicos, o Padre Beto, como é conhecido Roberto Francisco Daniel, foi excomungado pela Igreja Católica por violar as obrigações do sacerdócio e por se negar a cumprir a promessa de obediência. A repercussão dos vídeos na internet e das redes sociais foi que mais indignou a Diocese de Bauru, que ao ver a recusa em retirá-los do ar, não pensou duas vezes em cumprir a ameaça.

Em uma época que a Igreja tenta se guiar em novos rumos, de forma se manter firme em seus dogmas ao mesmo tempo se adaptando ao mundo atual. Devemos lembrar que o pensamento cristão nunca foi alterado, nem mesmo quando Deus enviou seu próprio filho ao mundo. Em Mateus 5:17-18, Jesus disse: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” Jesus não subverteu a Lei do Antigo Testamento; ele cumpriu e removeu aquela e nos deu a Nova Aliança.

O homossexualismo, hoje um tema em voga, sempre existiu. Escavações arqueológicas apontam para mais de 2.500 anos antes de cristo, quando foi encontrado um esqueleto masculino enterrado como se fosse uma mulher, o que não foi um engano ou algum tipo de retaliação, pois antigamente, rituais funerários, eram muitos importantes. Apesar de tanto tempo de existência do homossexualismo, a Igreja sempre foi indiferente para a questão, por que deveria fazê-lo agora?

Estas e outras questões foram jogadas no ventilador pelo Padre Beto, o que desagradou a Igreja representada pelo Bispo de Bauru dom Caetano Ferrari, que após diversas tentativas de controlar a situação, tomou a atitude extrema de excomungar o Padre, que além de perder todos os direitos sacerdotais, não pode mais comungar e nem confessar seus pecados, os mesmos que o levaram a esta situação, pois como ele declara, se recusa ser hipócrita ao ponto de não assumir um pecador, se unindo a omissão do qual ele acusa a Igreja Católica.

adre Beto, excomungado

Padre Beto, excomungado.

A menos que o Padre Beto se retrate publicamente ou ocorra uma mudança nas regras do Vaticano, ele terá que viver o resto da vida como um homem comum, professor de Filosofia na Faculdade de Direito (ITE), nos Cursos de Direito, Publicidade e Propaganda (FIB) e no Curso de Administração (Unip). Além destas é responsável pelas disciplinas de Ética nas Políticas Públicas e Metodologia Filosófica no Centro de Pós-Graduação em Direito (ITE), onde poderá continuar propagando suas ideias, apoiadas pelos portais da internet e redes sociais, as quais contribuíram para esta situação.

Atualmente, além de vários artigos e publicações em jornais, apresenta o programa “Espaço Aberto” pela Auri Verde (www.auriverde.am.br) todas as Terças e Quartas das 23h `a 1h e todos os Domingos das 22h à Meia Noite. Pelo jeito vai ser difícil calar a voz do Padre Beto, que a exemplo do Padre Paulo Ricardo Vigário Paroquial da Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande – MT, um pouco mais comedido, vai continuar causando polêmica. Diante tanta pressão alguma coisa vai mudar; só que temos de cumprir uma das premissas da Igreja Católica, paciência.

o_pecador

Padre Beto, um pecador e sua sentença.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário