terça-feira, 18 de agosto de 2015

Zeca Baleiro canta Zé Ramalho "Chão de Giz"

Chão de Giz (2015)
Gênero: MPB
Zé Ramalho é um dos grandes expoentes da Música Popular Brasileira. Com seu sotaque nordestino encantou uma geração inteira formando uma legião de fãs. Entre eles o fantástico Zeca Baleiro que realizou esta releitura dos maiores sucessos do grande Zé Ramalho sintetizado nesta magnífica coletânea Chão de Giz – Ao vivo.
Os ídolos também têm seus ídolos – com este lema o Banco do Brasil iniciou em 2013 o projeto Banco do Brasil Covers, convidando para participar artistas que foram influenciados por seus ídolos e que são alvos de sua admiração, que interpretam o repertório de seus compositores prediletos. Neste perfil, Zeca Baleiro, que no início de sua carreira foi chamado mesmo meio contragosto “o novo Zé Ramalho”, foi convidado para fazer parte do projeto. Meio receoso por causa das comparações, Zeca topou a parada e em 2014 no Teatro Castro Alves, de Salvador/BA, em um show idealizado e produzido por Monique Gardenberg, ele resgata a obra deste paraibano natural da cidade Bardo de Brejo da Cruz (1949).

Do show surgiu “Chão de Giz”, oitavo DVD e o 15º CD do maranhense. Dentre os sucessos destacam-se Ave de Prata, A Terceira Lâmina, Garoto de Aluguel, Taxi Lunar, Vila do Sossego, Um Pequeno Xote, Avôhai e é claro Chão de Giz.

O melhor de Zé Ramalho.

José Ramalho Neto nasceu em 03 de outubro de 1949 na cidade de Brejo da Cruz – Paraíba onde morou até os dois anos de idade, quando foi morar com o avô em Campina Grande/PA, onde passou a maior parte da infância. Mas tarde foi para João Pessoa, onde morou entre os anos de 1961 a 1970. Foi quando começou a tocar em bailes da Jovem Guarda. Nesta época que sua base musical foi formada, com influências de Roberto e Erasmo Carlos, Golden Boys, Rolling Stones, Pink floyd e principalmente Bob Dylan.

Depois de várias experimentações, em 1977 grava seu “LP” de estreia “Zé Ramalho” com destaque para o sucesso “Avôhai”, uma homenagem ao avô que o criou como um filho, depois que seu pai faleceu afogado em um açude do sertão.

Em 1979, em um momento de grande inspiração lança o LP “A Peleja do Diabo com o Dono do Céu”, de onde surgiram os grandes sucessos de sua carreira com “Admirável Gado novo”, “Eternas Ondas” e “Bicho de 7 Cabeças”.

Depois de uma fase não tanto produtiva , quando alguns fatos importantes ocorrem em sua vida, como a separação da esposa Amelinha e vencer a luta contra o uso de cocaína, grava o sucesso “Entre a Serpente e a Estrela” batendo recorde de vendas de mais de 1 milhão de cópias da trilha sonora da novela Pedra Sobre Pedra.

Com o lançamento do CD ao vivo “O Grande Encontro” , o público brasileiro redescobre o talento de Zé Ramalho. sua prima, Ela Ramalho regrava “Chão de Giz”, sucesso nas rádios. Da mesma forma acontece co “Admirável Gado Novo”, regravado por Cássia Eller, com isso uma nova e jovem geração de fãs surge. Este mesmo sucesso voltaria ao topo das paradas, agora na versão original através da trilha sonora da novela “O Rei do Gado” em 1997 com mais de 3 milhões de cópias.

Em 2001 ocorrem dois momentos mágicos na biografia de Ramalho, o primeiro é a sua participação no Rock Rio 3, junto com a Elba Ramalho. depois o lançamento de CD “Nação Nordestina” que foi indicado ao Grammy latino como melhor álbum de Música Regional. Em 2009, nova indicação ao Grammy, desta vez na categoria melhor disco de rock com o CD/DVD “Zé Ramalho canta Bob Dylan”.

Zé Ramalho teve seis filhos frutos de dois casamentos, o último a 31 anos com Roberta, uma jovem estudante naquela época com 20 anos. Continua em ativa com diversos shows pelo Brasil com a sua Banda Z, encantando e cantando seus grandes sucessos. Enquanto não chega na sua cidade para rever ao vivo todo seu talento, curta a verão de Zeca Baleiro, para o fãs, duplamente melhor.

Referências:
http://www.zeramalho.com.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_Ramalho
http://zecabaleiro.uol.com.br/
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário