sexta-feira, 7 de agosto de 2015

3% - A primeira série brasileira da Netflix

3%

Só 3% serão escolhidos para viver.

Em 2010 com uma ideia na cabeça e um roteiro debaixo do braço, Pedro Aguilera junto com três amigos do curso de audiovisual da USP, desenvolveram um piloto de uma série de TV, digno de qualquer produção gringa.




Até então a produção de séries brasileiras estavam nas mãos das grandes redes nacionais, mas com o crescimento da TV por assinatura a situação foi mudando, principalmente com o apoio do governo através do Ministério da Cultura, que com o programa FICTV impulsiona a produção de pilotos de séries de todos os tipos. Um deles foi a série 3%, produzida pela Maria Bonita Filmes e escrita por Aguilera com uma ajudinha de R$ 250 mil quando venceu a Etapa I do edital de seleção de desenvolvimento e produção de teledramaturgia seriada para TVs Públicas - FicTV / Mais Cultura.

A série ainda foi premiada na Mostra Competitiva de Pilotos Brasileiros na categoria Séries de Ficção - Festival Internacional de Televisão 2010. Empolgados publicaram o piloto dividido em três partes no Youtube em 2011 e desde então corriam atrás de alguém que comprasse a ideia. Finalmente, somente em 2015, embora viesse recebendo elogios rasgados da imprensa especializada a respeito da produção caprichada, é que recebeu o sinal verde de alguém de peso, a Netflix, uma das poderosas do mercado serviço de TV por Internet, com mais de 65 milhões de assinantes. A produção que está a cargo de Cesar Charlone, dos filmes Cidade de Deus, estará pronta para ir ao ar no final de 2016 e será protagonizado pelos atores João Miguel (Estômago, Xingu, Felizes Para Sempre?) e Bianca Comparato (Avenida Brasil, Sete Vidas, Irmã Dulce). Outra novidade é que a série “3%” será filmada em Ultra HD 4K, só isto irá garantir um show de imagens. Por outro lado o nome Netflix, que produz as séries de sucesso como “Demolidor”, “Marcos Polo”, “Sense8” já possui um excelente know-how.

“3%” vai demorar um pouco na nossa telinha, mas já no dia 28 de agosto, a série “Narcos” também produzida pela Netflix já deverá estar disponível via streaming. Novamente brasileiros estão à frente do projeto. Wagner Moura e José Padilha estão juntos em mais uma produção que contará em uma nova versão a vida do poderoso colombiano Pablo Escobar, o homem mais rico do mundo do tráfico de drogar. Vai ser show.

3% – O enredo.

Em futuro próximo, o mundo será dividido em duas partes, uma próspera com oportunidades e qualidade de vida digna de primeiro mundo e outra decadente e sofrida, tipo o pior do Brasil. Em uma situação bizarra, as pessoas que vivem no lado ruim, ao completar 20 anos, podem se inscrever em um processo seletivo para passar pro’ outro lado. Apenas 3% dos inscritos são aprovados. O processo de seleção é cruel, composto por provas cheias de tensão e situações limites de estresse, medo e dilemas morais. A tempo, lembramos que “3%” é uma obra de ficção e qualquer semelhança e mera coincidência.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário: