segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Pequeno Príncipe

Versão cinematográfica de um dos livros mais lidos no mundo

Dá-me tanta tristeza narrar essas lembranças! Faz já seis anos que meu amigo se foi com seu carneiro. Se tentar descrevê-lo aqui, é justamente porque não o quero esquecer. É triste esquecer um amigo. Nem todo o mundo tem amigo.. Trecho do livro "O Pequeno príncipe" da obra prima literária do escritor francês Antonie de Saint-Exupéry.


Steven Warner - O Pequeno Príncipe

Para comentar sobre o filme "O Pequeno Príncipe" é necessário falar sobre o autor do livro em  que ele foi baseado, o francês Antoine de Saint-exupéry. Nascido em 29 de junho de 1900, Saint-exupéry foi escritor, ilustrador, inventor e piloto durante a II Guerra Mundial. Tornou-se piloto pioneiro do Correio Aéreo transportando cartas e encomendas da Europa para a América do Sul, sozinho em seu precário avião. Foi em uma dessas longas viagens solitárias, que sofreu um acidente e caiu no deserto no Saara, onde foi salvo por um grupo de tuaregues, um curioso grupo ético africano. Deste acidente que surgiu a ideia de escrever a sua obra prima, “O Pequeno Príncipe”, leitura que cativa gerações de adolescentes, lida em mais de trinta idiomas. O livro é o terceiro mais traduzido no mundo, só perdendo para a Bíblia e o Peregrino. O pequeno Príncipe

A versão cinematográfica dirigida por Stanley Donen, embora fragmentada pelas exigências das dinâmicas hollywoodiana, em que ora é uma transcrição do livro, ora um musical, consegue captar a essência da obra, em que apresenta personagens carregados de simbolismos: o piloto, o rei, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente. Ao final, percebemos algo relativo a mudança de valores, os erros de nossos julgamentos e a nossa solidão provocados pela maneira em que nos tornamos adultos, envolvidos em nossas mesquinhas preocupações diárias, que nos fazem esquecer de que, apesar de tudo, ainda somos crianças.

“O Pequeno Príncipe”, embora seja do gênero infantil, acaba levando uma mensagem para nós adultos, ainda mais que nossos filhos talvez não compreendam a linguagem utilizada no filme realizado a mais de 30 anos, diferente das tecnologias atuais. Mas o que vale é a tentativa, mesmo porque nós precisamos urgentemente da paz, na qual aquele menino interpretado magnificamente por Steven Warner sugere ao pedir insistentemente como uma alucinação ao piloto solitário que desenhe um simples carneiro.
Chame agora a criançada, pegue a pipoca, sente-se confortavelmente numa almofada e viaje neste no universo imaginário tão real de nossas vidas em "O Pequeno Príncipe".



saint-exupery Informações Técnicas
Título no Brasil: "O Pequeno Príncipe"
Título Original: "The Little Prince"
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Infantil
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 1974
Estúdio/Distrib.: Paramount
Direção: Stanley Donon

Elenco
Richard Kiley (Piloto)
Steven Warner (O Pequeno Principe)
Bob Fosse (A Cobra)
Gene Wilder (A Raposa)
Joss Ackland (O Rei)
Clive Revell (O Homem de Negócios)

Quer saber mais sobre o Pequeno Príncipe.

Leia a obra em http://www.cirac.org/VMF-principe-pt.htm.
Acesse o site http://www.opequenoprincipe.com/index.html
Veja o Facebook https://www.facebook.com/opequenoprincipe
#pequenoprincipe
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial