quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O Homem por trás da Lenda

Nelson Mandela é um ícone. Um herói. Um símbolo. Uma lição de vida para toda humanidade


mandela
Aos 95 anos de idade, morre em Pretória Nelson Mandela, um dos maiores ícones da luta dos negros pela igualdade de direitos na África do Sul e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar, depois continuou o tratamento em casa, onde faleceu no dia 5 de dezembro de 2013, deixando seu nome marcado na história para sempre.

O documentário Examinam a longa jornada e as contradições fascinantes da vida de Nelson Mandela, revelando uma vida política excepcional em contraste com uma vida pessoal repleta de tragédias e fracassos. De origens humilde, ele ficou conhecido como uma das personalidades mais sábias e aclamadas do planeta, sendo quase uma unanimidade mundial, apesar de ter começado como militante do Congresso Nacional Africano e especialista em explosivos, sendo considerado como um terrorista.

Na verdade sua luta sempre foi contra a discriminação racional no país que o levou a ficar 27 anos preso, acusado de traição, sabotagem e conspiração contra o governo em 1963. Mandela declarou-se inocente das acusações - mas culpado por lutar pelos direitos humanos, por liberdade, por atacar leis injustas e na defesa de seu povo. Ao ser condenado declarou: "Durante a minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca, lutei contra a dominação negra. Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e realizar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer"

Apesar ter sido condenado à prisão perpétua, Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos, para se tornar com muita perspicácia o primeiro governante negro da África do Sul.

mandela-caminho-da-liberdade

Em sua casa, a espera de sua hora, Mandela tranquilizou à todos dizendo: "A morte é inevitável. Quando um homem fez o que considera seu dever para com seu povo e seu país, pode descansar em paz. Acredito ter feito esse esforço, e é por isso, então, que dormirei pela eternidade."

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial