sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A mais cultuada franquia do cinema.


Em 1963 o escritor francês Pierre Boulle publicou o romance La planète des singes (O Planeta dos Macacos) que contava uma história de um astronauta que viajou até o sistema solar mais próximo da Terra e aterrissou em um planeta semelhante ao nosso, onde encontrou humanoides escravizados por símios. Em 1968 o diretor Franklin J. Schaffner resolveu adaptar a história para o cinema, que tornou uma das mais cultuadas franquias, tendo como astro principal o ator bíblico Charlton Heston, que interpretou os personagem Moises e o folclórico Ben-Hur. Se destacou também na produção o ator Roddy McDowall, interpretando Cornelius, um arqueólogo símio.

O filme recebeu o Oscar de Maquiagem (John Chambers) pelo excelente trabalho com as máscaras usadas para representar os macacos, que foram moldadas de acordo com cada ator de modo personalizado, assim cada personagem tinham feições diferenciadas dando mais realismos à cenas.

O Planeta dos Macacos foi uma das primeiras franquias do cinema a ter sequências, que foram quatro ao todo. Além dos outros longas, a CBS produziu uma série para TV, além de desenhos animados e histórias em quadrinhos, no entanto, nenhum deles obteve tanto sucesso como o original. Mesmo assim o filme cativou fãs durante anos, e em 2001 Tim Burton resolveu fazer um remake da história fazendo algumas modificações no enredo. Em 2011 foi a vez do diretor Rupert Wyatt contar a sua versão. Desta vez é contada a história como tudo começou, onde o macacos ganharam consciência humana e iniciaram sua evolução e conquista do planeta.

Os cinco filmes da franquia.

O Planeta dos Macacos (1968). planeta_macacos_1968
Filme original, estrelado pelo ator Charlton Heston, conta a experiência de um astronauta sobrevivente de uma missão espacial, que avança no tempo e aterrissa em um planeta aparentemente desconhecido dominado por macacos que escravizam seres humanos.



De volta ao Planeta dos Macacos (1970) de_volta_ao_planeta_dos_macacos
Na história, o astronauta Brent (James Franciscus) é enviado em busca de Taylor (Charlton Heston) e seus companheiros. Ele encontra Nova (Linda Harrison), a companheira de Taylor, e juntos acabam por encontrar uma sociedade de humanos mutantes que mora no subterrâneo.


A Fuga do Planeta dos Macacos (1971) fuga_do_planeta_macacos
A Terra é destruida, os chimpanzés Cornelius (Roddy McDowall), Zira (Kim Hunter) e Milo (Mineo) fogem na antiga nave de Taylor, por eles consertada. Na viagem voltam no tempo, para o ano de 1973 na Terra.


A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) conquista-do-planeta-dos-macacos
César, filho do Dr. Cornelius e da Dra. Zira, agora com 18 anos, vive em uma sociedade que os macacos são escravos usados para serviços minoritários, como fazer as compras, servir mesas ou fazer faxina, e não têm respeito nem direitos assegurados. Irritado incentiva-os a se rebelarem contra os humanos.


Batalha do Planeta dos Macacos (1973) batalha-dos-planeta-dos-macacos
12 anos após o início do reinado de César (McDowall), foi constituída uma sociedade rural pacífica ondem homens e macacos convivem em paz. Porém, Aldo (Akins), um gorila beligerante, acha que os macacos devem ter armas e matarem humanos. E conspira com os outros da espécie para que César não continue no poder.

As novas versões.

planeta_macacos_2001
Em 2011 o cineasta Tim Burton resolveu fazer um remake do sucesso de 68. Burton coloca todo sua personalidade no filme, um mundo sombrio dominado por macacos e um final diferente, dando um nó na cabeça dos fãs.
planeta_macacos_2001
Rupert Wyatt quiz contar a história antes de tudo acontecer. Criado em laboratório, Cezar o supermacaco, inicia a sua revolução e dominação do planeta. O filme surpreende pelo seu realismo digital, onde os macacos pareciam reais.

Extra. A versão animada.

planeta_macacos_desenho
Versão animada da série cinematográfica. Diferentemente dos filmes, a sociedade de macacos do desenho é mais avançada, com tecnologia similar à dos humanos, com televisão e veículos. Esta concepção é mais próxima ao livro de Boulle que as outras adaptações.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial