sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cilada, a primeira sitcom brasileira.

O roteirista, ator e humorista Bruno Mazzeo, criou e estrelou Cilada, primeiro programa de humor produzido por um canal de televisão a cabo brasileira. Com talento herdado do pai falecido humorista Chico Anysio, Bruno conduziu com muita desenvoltura a sitcom durante 6 temporadas entre 2007 a 2009, ganhando reconhecimento e prêmios pela qualidade nos episódios. Em 2011 o programa ganhou uma versão para o cinema, Cilada.com.

Nos episódios, Bruno nos diverte com situações cotidianas em que nós somos a piada. E aí que a gente percebe como podemos levar a vida com bom humor, como nossa vida é engraçada.

Ep. 1 - Shopping.


No primeiro episódio, Bruno descreve um shopping como um Lugar claustrofóbico com muita gente andando por todo lugares e para todos os lados. Muita informação, muita poluição visual, lojas, lanchonetes, quiosques, restaurantes, sorveteria, hamburgueria, creperia, histeria, comida a quilo. Gente que vai, gente que vem. Lugar perfeito para você gastar, gastar, gastar e gastar... Um lugar que não tem relógio para que você gaste até perder a hora. Gente que anda. Gente de corre. Praticamente uma Disneylândia o consumismo. Enlouquecedor...

E é justamente neste lugar que você resolve ir passear em um sábado.

Primeiro desafio de um shopping é encontrar uma vaga no estacionamento. O curioso é que se o estacionamento está sempre lotado, isto quer dizer que outras pessoas encontraram vagas e nunca tem vagas pra ninguém.

O Brasil tem hoje mais de 262 shoppings com aproximadamente 150 lojas em cada, com frequência média de cerca de 10 mil pessoas por dia. Este número sobe para 23 mil no fim de semana de pessoas que se espremem por que não tem nada melhor para fazer, principalmente em Brasília.

Ao contrário que Bruno diz o shopping não foi inventado por músico Chopin. A primeira estrutura parecida foi criado onde hoje chamamos de Irá. O Grande Bazzar tinha a maior parte coberta e data do século X a.C. Na Inglaterra em 1 de novembro de 1774, foi aberto oficialmente o Mercado Coberto de Oxford, que se parece com o shoppings moderno.

Não adianta, ninguém vai ao shopping e sai impunimente sem comprar nada. Os vendedores fazem de tudo para você levar alguma coisa. E acreditem, até mentem. Um grande shopping possui em média de 400 vendedores empregados. Cada um com seu método, sua estratégia, mas todos com um só objetivo, fazer você gastar. Parcelado ou a vista, custe o que custar.

Andar dá fome, por isso que todo shopping tem uma praça de alimentação em que o pombo a ser alimentado é você. São tantas variedades que uma pessoa pode passar um mês sem repetir uma refeição. Uma refeição feita em um shopping possui em média mil e vinte calorias e quarenta e quatro gramas de gordura, sendo mil são calorias ruins e cento e trinta boas. Em toda a andança que uma pessoa faz em uma tarde no shopping, gasta no máximo cento e quatorze calorias, ou seja, o frequentador de um shopping engorda cerca de 500 gramas por inda ao shopping Center, isto mesmo, meio quilo. O pior é que ele fica cerca de cento e cinquenta reais mais pobres.

Só tem uma cilada maior do que ir ao shopping em um sábado. Ir ao shopping num sábado com uma mulher. Só queria saber o que uma mulher vê num shopping. Mulher não entra e compra. Entra e fica. E compra, prova, tira, põe, batem pernas, o pior é que sempre tudo tá em promoção ou é a última peça da última moda e ainda parcelam sem entrada. Mulher sempre arranja um motivo para um novo sapato, uma nova bolsa, cinto, blusa, uma calça, sapato, um perfume...

Segundo Bruno, Fazer compras é um esporte praticado um grupo determinado de pessoas do mesmo sexo, todas com cartão de crédito estourado, dívidas bancárias, contas atrasadas e no mínimo cinquenta pares de sapatos no armário. Atualmente a maior esportista do mundo é a abastarda Paris Hilton, capaz de gastar mais de cem mil dólares em uma única ida ao shopping. Paris só conseguiria usar todas as roupas que compra se o mês tivesse oitenta e dois dias e o ano quarenta e dois meses. Isto faz de Paris Hilton a atleta do século, finaliza Bruno, já na saída do shopping descobre que tem que voltar pois não pagou o bilhete do estacionamento.

Veja e reveja tudo que Bruno Mazzeo enfrentrou nas seis temporadas de "Cilada" no Multishow Play.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial