quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A Queda.

a queda
Baseado nos livros "Der Untergang" de Joachim Fest e "Bis zur letzten Stunde" de Traudl Junge, que foi secretária pessoal de Hitler durante os dois últimos anos do 3º Reich. No filme, "A Queda. Os Últimos dias de Hitler", relata os 12 últimos dias antes da queda do regime nazista por um ângulo diferente, mostrando um lado mais humano e as fraquezas do homem que desejou exterminar povos que considerava imperfeitos. Hitler se suicidou ao ser encurralado pelos russos.

Um dos fatos mais impressionante no filme “A Queda” é a interpretação perfeccionista e premiada do ator suíço Bruno Ganz, que com espantosa habilidade, consegue reproduzir cenas que causaram comoção até ao povo alemão. Com as costas curvadas, o queijo enterrado no pescoço, os cantos da boca repuxados para baixo e um olhar de constante perplexidade, como descreve Isabela Boscov em uma matéria na revista Veja, nenhum outro ator tinha dado tanto vida ao monstro nazista. No filme, Hitler apresenta sua bipolaridade demoníaca que em um dado instante, demonstra momentos de generosidade com seus subalternos, apalpar delicadamente a Buchecha de uma criança e ser adoravelmente carinhoso com seu bichinho de estimação, um cão pastor alemão. No minuto seguinte era capaz de vomitar acessos de fúria homicida em seus ataques irracionais toda a vez que descobria que seus planos não estavam dando certo. Várias destas cenas viralizaram na internet em diversas paródias, provando que brasileiro faz piada com qualquer coisa. Quem não riu muito disto foi a Constantin Film, produtora do filme, que exigiu do YouTube a retirada do vídeos, o que não adiantou muito, ainda têm muitos soltos por ai.

Deixando as brincadeiras de lado, “A Queda” é uma excelente oportunidade de estudar um pouco da história da Segunda Guerra Mundial e entender um pouco o porquê de uma nação inteira deixou se arrastar pelas loucuras que por um ângulo diferente se mostra um ser humano comum, preso em suas angústias e traumas que levaram o mundo a quase destruição total.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial