quarta-feira, 13 de março de 2013

Michael Franti & Spearhead

Uma grata surpresa para quem procura uma boa música.
Se você gosta de Rock que mistura hip-hop, funk, reggae, jazz, folk este é seu novo ídolo. Veja os clipes e se delicie com o som não muito conhecido por estas bandas.








Californiano, adepto do  barefoot (pessoas que optam em andar descalço), nascido em 21 de abril de 1966 em Oakland, teve uma infância complicada, pois por ser Afro descendente, sua mãe com receio de não ser aceito por sua família o colocou em adoção, assim ele foi adotado por Charles e Caroline Wisti Franti se tornando Michael Franti.

O gosto pela música começou quando frequentava a Universidade de São Francisco, influenciado por um padre que lhe incentivou a escrever poesias, base inspiradora de sua música, um ritmo Rock que mistura Hip-hop, Punk, Reggae, formando sua primeira banda O Beatnings, lançando um LP com o mesmo nome que recebeu elogios da crítica.

Já em outra banda, The Disposable Heroes of Hiphoprisy, já apontava o caminho de letras com protesto político contra as injustiças do mundo. O primeiro álbum Hypocrisy is the Greatest Luxury (A hipocrisia é maior luxo) chamou a atenção da banda de rock Irlandesa U2, tanto que convidou para abrir a turnê Zoo TV.

Em 1994, Franti formou uma nova banda chamada Spearhead, já com uma tendência para o funk e o soul. Sempre com pensamentos próprios e carregados politicamente, não aceitava os direcionamentos que a gravadora Capital Records lhe proponha. A banda decidiu então criar seu próprio selo, Boo Boo Wax. Por razões de direitos, a Banda foi forçada a mudar o nome para Michael Franti & Sperhead e assim passou a tratar de temas como pena de morte, custo humano nas guerras, meio ambiente, monopolização e os efeitos negativos da globalização, sempre em luta pela paz mundial.

Inspirada numa viagem feita para Israel, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza Franti produziu o álbum Yell fire, que posteriormente virou trilha sonora de um filme produzido também por ele chamado I Know I’m Not Alone que tinha como foco explorar o custo humano das guerras e em movimentos sociais com alto índice de comprometimento.

Sobre seu último trabalho The Sound Of Sunshine, Michael Franti diz, "Como a luz do sol, a música é uma força poderosa que pode quase instantaneamente e quimicamente mudar nosso humor por inteiro. Música nos dá nova energia e um forte senso de propósito."

"A música é algo que você não consegue segurar em suas mãos, sentir o cheiro, gosto ou mesmo vê-lo, mas de alguma forma,estar juntos e sentir essas vibrações que agradam nossos ouvidos podem, de alguma forma jogar para longe nossos momentos mais difíceis vida."

Discografia
The Beatnigs
1988: The Beatnigs (album)

The Disposable Heroes of Hiphoprisy
1992: Hypocrisy Is the Greatest Luxury
1992: Spare-Ass Annie and Other Tales

Spearhead
1994: Home
1997: Chocolate Supa Highway
2001: Stay Human
2003: Everyone Deserves Music
2006: Yell Fire!
2008: All Rebel Rockers
2010: The Sound of Sunshine
2013: All People
Álbuns ao vivo e compilações
1994: Stolen Moments: Red Hot + Cool
1998: Red Hot + Rhapsody
2005: Weeds
2005: Live in Sydney
2005: Love Kamikaze (Singles and Remixes)
2005: Live: Alaska
2005: Power to the Peaceful Festival 2005
2006: Snakes on a Plane: The Album
2007: Yell Fire! Live
2008: CLIF
2008: The Wire

Solo
2000: Live at the Baobab
2003: Songs from the Front Porch.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial