quarta-feira, 27 de março de 2013

Guerra ao Terror

The Hurt Locker, título original do filme Guerra ao Terror é uma gíria que denota uma situação de sofrimento extremo, trata da rotina suicida de uma equipe americana incumbida de desarmar explosivos nas ruas de Bagdá. Trabalhando a partir de um roteiro robusto, a diretora Kathryn Bigelow, a primeira mulher a ganhar o Oscar de direção, em 2010, faz o espectador sentir não apenas o medo dos soldados, mas também o fluxo de adrenalina, utilizando a técnica de cenas filmadas com a câmera na mão que dão uma impressão de realismo.


A Guerra do Iraque.


A Guerra do Iraque foi um conflito entre 20 de março de 2003 a 15 de dezembro de 2011. Iniciou-se com a invasão do Iraque, por uma coalizão militar multinacional liberada pelos Estados Unidos, que através de seu ex-presidente norte-americano George W. Bush apoiado pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, afirmava de que o Iraque estava desenvolvendo armas de destruição em massa. Os americanos invadiram e tomaram o poder no Iraque derrubando o líder iraquiano Saddam Hussein acusado também de ter ligações com a Al-Queda. Até hoje nenhuma arma de destruição em massa foi encontrada.

Em Guerra ao Terror, a tensão é constante porque qualquer civil pode ser o inimigo. Além disto, os companheiros do sargento Willians James, interpretado pelo excelente Jeremy Renner, que substitui outro especialista morto após cometer um erro em uma operação. James desafia o perigo a cada instante de maneira tão suicida quanto os homens bombas do Iraque, o que deixa irritado seu esquadrão a ponto de considerá-lo tão perigoso quanto um iraquiano radical.

O filme levou seis Oscar – incluindo os mais cobiçados: os de melhor filme, direção e roteiro original, demonstra uma força, concisão e firmeza ao falar sobre a Guerra do Iraque de uma maneira politicamente correta, na visão dos americanos. Kathryn já havia se credenciado em filmes de ação ao dirigir “o delicioso” Caçadores de Emoção de 1991, filme que reuniu numa mesma lente os atores Patrick Swayze (Ghost) e Keanu Reeves (da trilogia Matrix).

Lançado em 2009, o filme poderia até passar despercebido ao ser lançado no Brasil diretamente em DVD, mas aos poucos foi arrebatando prêmios e despertando o interesse da distribuidora Imagens Filmes, que percebendo o potencial comercial do filme tratou de lança-lo nos cinemas nacional. Nesta época, James Cameron arrasava com o seu Avatar, mas curiosamente sua ex-esposa, a própria Kathryn, conseguiu tirar um pouco mais dele, o brilho com seu bom Guerra ao Terror.

Fonte: Edição Veja 2150 – 30/01/10 – Págs. 104/105.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial