quinta-feira, 17 de maio de 2012

Donna Summer, A Rainha da Disco Music

donna_summer

O título de Donna Summer como a "Rainha da Música Disco" não foi um mero golpe de marketing - Summer foi um dos poucos artistas da música disco para desfrutar de uma longevidade da carreira, e um sucesso nas paradas consistente, no mundo do disco, apenas comparável ao dos Bee Gees. Summer foi sem dúvida nenhuma uma vocalista talentosa, treinada pelos poderosos corais de igreja, assim como foram muitos de seus contemporâneos.



Uma das razões do sucesso de Summer foi a sua escolha de colaboradores talentosos produtores e compositores Giorgio Moroder e Pete Bellotte, o que resultou em um fornecimento contínuo de alta qualidade (e, muitas vezes, de alto conceito) material, que em conjunto com a sensualidade e erotismo de Summer tornaram suas obras magníficas, encarnando o espírito da era disco perfeitamente, o que lhe rendeu outro título de diva e estrela da música disco.

Ao contrário que muitos pensam, Donna Summer iniciou sua carreira na Europa.


Summer nasceu LaDonna Andre Gaines em 31 de dezembro de 1948, na cidade de Boston. Fazia parte de uma família religiosa, assim começou a cantar no coro de sua igreja, e ainda adolescente se divertia em um grupo de rock chamado Crow. Após o colegial, ela se mudou para Nova York para cantar e atuar em produções teatrais, e logo conseguiu um papel em uma companhia teatral alemã. Recebeu um convite para acompanhar a trupe e não pensou duas vezes, e se mudou para a Europa passando um ano no elenco alemão entre os anos de 1968 a1969. Mais tarde, estabeleceu-se em Munique e conheceu e casou com Helmut Sommer, foi daí que surgiu Summer, a versão inglesa de seu sobrenome.

moroder_bellote_summer

Summer trabalhou em vários musicais de teatro e também como vocalista de estúdio em Munique, gravando demos como backing vocal. Sua primeira gravação solo "Sally Go 'Round the Roses", foi em 1971, mas o sucesso não viria até 1974, quando se encontrou com produtores e compositores Giorgio Moroder e Pete Bellotte. Os três se uniram para o single "The Hostage", que se tornou um sucesso em toda a Europa Ocidental, foi então que Summer lançou seu primeiro álbum, Lady of the Night, mas apenas na Europa. Em 1975, o trio gravou "Love to Love You Baby", uma releitura da canção "Je t'aime... moi non plus" do cantor e compositor francês Serge Gainsbourg que, apesar de proibida em diversos países, por causa de sua letra erótica e o contexto sexual, tornou-se um sucesso mundial. Summer manteve a mesma linha em sua interpretação em sua versão, que se tornou um enorme sucesso na Europa, e chamou a atenção da Casablanca Records, que colocou que lançou a faixa na América, chegando ao número dois nas paradas de singles, e tornou-se uma sensação da discoteques quando Moroder remixou a faixa em 17 minutos, em um LP de mesmo nome.

i_fell_love_summer

"I Feel love", a primeira música eletrônica dance.


Em 1976 a harmonia do trio continuou em outro sucesso "Try Me (I Know We Can make It Work)", e demonstrou a evolução da sofisticação dos arranjos Moroder e Bellotte. Já em 1977 foi a vez do lançamento do disco “I Remember Yesterday”, que apesar do título do álbum, remetia ao futuro com a revolucionária faixa "I Feel Love", um monumental sucesso que foi gravado totalmente utilizando sintetizadores que foi descrito como "o começo da música eletrônica dance" pelo próprio Moroder.

Os álbuns de Summer estavam vendendo bem, reforçada por sua popularidade nas discoteques. Em 1978, Summer estrelou o filme “Até que fim é sexta-feira” e a música que interpretou nessa película, “Last Dance”, conquistou o Grammy, Oscar e o Globo de Ouro de melhor canção no ano seguinte. Beneficiando pela exposição adicional, o LP duplo ao vivo se tornou o primeiro álbum número um de Summer no final daquele ano. Ele apresentava um novo material de estúdio, incluindo o épico pop psicodélico "MacArthur Park", que se tornou seu primeiro single número um pop no início do próximo ano.

bad_girls_summer

Em 1979 Summer coescreveu com Bruce Sudano, com quem se casou em 1980, a canção “Bad Girls” outro sucesso que foi direto para o número um. Deste álbum também fazia parte o hit “Hot Stuff”, com qual Summer ganhou o Grammy de melhor performance Vocal Feminina de Rock. No pacote de grandes sucessos “On the Radio”, também liderou as paradas. Foi a primeira vez que um artista tinha atingido o número um com três LPs duplos consecutivos; a uma das faixas que impulsionou foi o dueto de Summer com Barbra Streisand, "No More Tears (Enough Is Enough).

"The Wanderer", o melhor disco pop da Rainha da Disco Music.


No auge de seu sucesso, Summer decidiu deixar Casablanca, e se tornou o primeiro artista a assinar com a nova gravadora Geffen. Sentindo que a era disco estava chegando ao fim, Summer tentou modificar seu estilo para incluir mais R&B e pop/rock em seu primeiro álbum Geffen, 1980 The Wanderer, álbum que apesar não ser o seu ponto máximo, considero o melhor da Rainha. Querendo se manter em alta, Summer trocou a companhia de Moroder e Bellotte por Quincy Jones para seu novo disco “Donna Summer”, lançado em 1982, com destaque para “Love is in Control (Finger on the Trigger)”.

wanderer_summer

Com a contratação de uma equipe de produção britânica de stock, Aitken & Waterman, Summer marcou seu último grande sucesso que chegou a Top Dez em 1989 com o single "This Time I Know It é para o Real", do álbum Another Place & Time.

Apesar de ser lembrada com algumas premiações no Grammy, a carreira de Donna Summer foi aos poucos perdendo força e ela não conseguia mais obter sucessos em série como antes. Ela permaneceu ativa intermitentemente com concertos e aparições de TV durante os últimos anos, até o lançamento de "To Paris with Love" single em Agosto de 2010.

No começo de 2012, Summer se apresenta com a saúde debilitada. Em março foi diagnosticada com câncer no pulmão. Depois de lutar contra a doença, Donna Summer morreu em sua casa em Naples, Flórida, em 17 de maio de 2012. Apenas seu marido e filho sabiam da doença. O mês de abril seguinte, ela foi introduzido ao Hall da Fama do Rock and Roll e assim como outros reinados da música, ninguém até hoje ninguém mais ocupou o seu lugar, de Rainha da Música Disco.

Texto original de Steve Huey.



donna_summer
donna_summer
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário: