sábado, 1 de agosto de 2015

Conheça o Flightradar24 - rastreamento em tempo real de aviões.

Flightradar24

Informações online sobre milhares de aviões em todo o mundo.

Você provavelmente já passou horas e horas em um aeroporto esperando o voo de um parente. Impaciente você anda círculos pelo salão do aeroporto, olha diversas vezes no painel eletrônico que não exibe a tão esperada informação.



O que muita gente não sabe é que existem sites que mostram em tempo real todos os voos de todo mundo na tela do seu computador, tablet o smatphone seja IOS ou Android. Um deles é o Flightradar24, um website que disponibiliza serviço de controle rastreamento de voo que fornece informações em tempo real (online) sobre milhares de aviões em todo o mundo, através de mapas do Google. Com o número e a empresa aérea do voo na mão basta pesquisar no mapa clicando nos aviõezinhos amarelos que aparece na tela. Localizado você pode ver onde o avião está e acompanhá-lo em tempo real até sua aterrissagem em segurança em solo. Além disto, a esquerda você pode ver a foto e código, sua origem e destino, a velocidade, altitude, latitude e longitude da aeronave. Você não precisará também mais ficar vendo o painel de eletrônico do aeroporto, pois também isto pode ser reproduzido no computador.

Outra visualização que espanta é quando vamos para países desenvolvidos como os Estados Unidos. É fantástica a quantidade de voos simultâneos que acontece e aí que damos o maior valor para os controladores de voo. Falndo nisso, é possível visualizar o programa de voos de aeroportos de todo mundo, podendo pesquisá-los através do próprio site, indo na aba Database e escolhendo a opção World airports.

Flightradar24

No canto superior direito do mapa, veem-se as opções: Jump to area e Satellite. A primeira opção serve para levar a visão do mapa diretamente para o continente escolhido (África, Ásia, Europa, América do Norte, Oceania, América do Sul). Já a segunda opção serve para mudar o tipo do mapa, ou seja, sua textura; tem-se a opção Map (semelhante à visão padrão do Google Maps), a opção Satellite (visualização completa do mapa, incluindo pistas de aeroportos, construções e ruas).

A tecnologia que permite receber informação de voo das aeronaves é chamada ADS-B que equipa aproximadamente 60% de todas as aeronaves de passageiros ao redor do mundo. O aplicativo é alimentado por uma rede de 7.000 receptores de ADS-B espalhados pelo mundo. Além dos dados ADS-B, também são exibidos dados da Administração Federal de Aviação (FAA). Esses dados fornecem uma cobertura completa do espaço aéreo sobre os Estados Unidos e Canadá. No entanto, esses dados são ligeiramente atrasados (até 5 minutos), devido a regulamentos da FAA.

Flightradar24

Flightradar24 começou como um hobby em 2006, quando dois geeks da aviação suecas, Mikael Robertsson e Olov Lindberg decidiram construir uma rede de receptores de ADS-B no Norte e da Europa Central. Eles compraram um receptor ADS-B para brincar. Viram que era uma ideia interessante e resolveram postar as capturas de tela geradas pelo software do receptor atualizado a cada 60 seg. como uma subpágina para seu site de comparação de preço de passagens aéreas que eles possuíam com o objetivo de obter mais tráfego o site, mas a subpágina se tornou mais popular que o site principal, de modo que registraram o domínio separado Flightradar24. Em 2009, abriu-se a rede, e tornou possível para qualquer um com um receptor ADS-B para fazer upload de dados para a rede.

Mas além de uma boa ideia, em tecnologia precisamos de sorte. E ela aconteceu para os dois suecos em 2010, quando o vulcão Fimmvorduhals entrou em erupção na Islândia, interrompendo o tráfego aéreo provocando um boom de observadores enviados para o Flightradar24. A propaganda gratuita veio pela CNN, BBC todos os maiores canais de notícias que utilizaram os mapas do site.

O interesse gerado web bate 4 milhões em um dia em abril de 2010. Algumas companhias aéreas foram flagradas através de rastreamento de IP ou em seus vídeos promocionais usando o site ou aplicativos de uma forma ou outra, "foi quando percebemos que este era mais do que um hobby", diz Robertsson.

Referências

1 - Sobre Flightradar24.
2 - Rastreamento Flightradar24.
3 - Flightradar24 (wikipedia).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário