terça-feira, 1 de outubro de 2013

Gravidade

gravidade

"Um filme que impressiona pela ousadia, tanto de narrativa quanto estética."

Com dez indicações ao Oscar 2014, Gravidade justifica porque um filme em que a atriz Sandra Bullock praticamente contracena sozinha é considerado um dos melhores de 2013. São dez categorias que o credenciam como uma ótima opção como entretimento: melhor filme, atriz (Sandra Bullock), Melhor diretor (Afonso Cuaron), além das partes técnicas que o torna o seu visual deslumbrante como fotografia, edição, efeitos visuais, design de produção, trilha sonora original, edição e mixagem de som, por isso, assistir o filme em 3D e com bom equipamento de som é mais do que indicado. Outro motivo para ver Gravidade, embora fantasiado, é um filme ambientado no espaço sideral que mais se aproxima da realidade, tanto que o diretor foi indagado como foi a experiência de filmar no espaço (risos).




O filme conta a história de dois astronautas, Ryan Stone (Sandra Bullock) e Matt Kowalski (George Clooney) que ficam à deriva depois de sua nave ser atingida por destroços de uma nave russa destruída. De imediato só os dois sobrevivem e agora tentam desesperadamente, pelo menos Stone, a se salvar e retornar para Terra. Digo isso, porque Kowalski é um experiente astronauta que se mantém de um modo quase irritante tranquilo, menos se sacrificando em pró da sobrevivência da colega de trabalho.

Apesar de ser muito próxima à realidade, a maioria dos acontecimentos de Gravidade só são possíveis na imaginação do diretor, que teve que destorcer alguns fatos para que os eventos espetacularmente filmados fossem possíveis. Segundo os cientistas, os destroços provenientes de outra nave destruída, dificilmente os atingiria por que na realidade as estações especiais são posicionadas em órbitas bem distantes, exatamente para que a possibilidade deste tipo de problema seja reduzida ao mínimo. Por esse mesmo motivo é improvável que o personagem de Sandra Bullock conseguisse chegar em segurança à outra estação apenas por esforço próprio. Mesmo assim, a astronauta consegue chegar à outra estação e lá resolve tirar o traje espacial, que por questões estéticas trajava por baixo apenas um sensual shortinho ao invés de um confortável fraldão.

Apesar das incoerências com a realidade física, o filme produz belíssimas imagens da nossa Terra, que fazem a pena assistir a este filme, incorporado pelo especialmente no Webbin via a rede social russa VK.


Ficha Técnica:
Título:Gravidade;
Título Original: Gravity – Inglaterra 2013;
Gênero: Ficção
Diretor: Alfonso Cuarón;
Roteiro: Alfonso Cuarón,
Jonás Cuarón
gravidade

Elenco:
Sandra Bullock ........................... Dra. Ryan Stone;
George Clooney ............... Tenente Matt Kowalsky;
Ed Harris ... Controle da Missão em Houston, Texas;


Links Externos:
Crítica - Revista Veja.
A ciência por de trás de Gravidade
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial