sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Nostalgia, recordar é viver.

nostalgia Recorde os sucessos de sua infância. (Série de TV/Documentário)
Com apenas vinte e poucos anos, Felipe Castanhari é um dos seletos bem sucedidos do mundo da internet. Em de novembro de 2011 teve a ideia de montar o canal do Youtube Nostalgia com foco em produções antigas exibidas na televisão ícones da cultura pop, programas e propagandas da TV dos anos 1980 e 1990. O canal atingiu em janeiro de 2014 mais de um milhão de inscritos, fato bastante comemorado por Felipe, que chamou atenção e incomodou poderosos grupos norte-americanos.

Com formação e especialização em animação 3D pela escola Animation Mentor de São Francisco e experiências adquiridas nos estúdios de São Paulo como O2 Filmes entre outros, Felipe teve as condições ideais de colocar o seu projeto adiante e fazer aquilo que mais gosta; recordar os bons tempos de sua infância. Observando as tendências da internet, principalmente na liberdade oferecida aos que lidavam com humor, percebeu a oportunidade e trabalhar com saudosismo das pessoas que curtem sem medo coisas antigas, como séries de TV, games e filmes.

"- Oi! Meu nome é Felipe. Queria fazer uma pergunta? Você já jogou Sonic?": Assim começou o canal de forma tímida e acanhada, como o próprio Felipe descreve ao recordar de seu primeiro vídeo.

Como nós da Webbin, que almeja um dia conseguir alcançar o sucesso, postou os seus primeiros vídeos, claro, como acontece para a maioria dos iniciantes, não obteve bons resultados. Foi aí que um colega de escola, Fábio de Almeida, viu os vídeos e enxergou o potencial daquele trabalho, se oferecendo para ajudar escrevendo os roteiros que auxiliassem e melhorassem a qualidade das produções. Nesta fase, houve uma melhora na profissionalização do canal e começaram a divulgá-lo através das redes sociais, mas só passaram a ter resultados ao se relacionarem com blogs.

O primeiro "hit" do canal foi da "TV Cruj" com 50.000 acessos, algo fantástico para um canal que só conseguia um pouco mais de 1.000 acessos por vídeo. Com o crescimento do canal, Rodrigo Tucano, entrou para a equipe e começou a editar os vídeos. Para conseguir conteúdos constantes passaram a agrupar em só episódio os vídeos ditos virais da internet, que aumentaram ainda mais a audiência do canal, inclusive atingindo ao público jovem, que nem tinham nascido quando os assuntos tratados no canal são coisas ditas velhas.

Em três anos o Canal Nostalgia se viu entre os campeões da internet, um case de sucesso, que atraiu a atenção da mídia, no entanto grandes corporações não viram com bons olhos alguém do Brasil se dando bem falando deles, diga-se de passagem, bem deles. isto que deixou perplexo Felipe, que no começo de 2014, apareceu bastante deprimido em um vídeo em seu canal, explicando o que estava ocorrendo; O site tinha recebido uma notificação do Youtube por descumprimento de regras de direitos autorais e o canal seria fechado em cinco dias.

notificacao_youtube

A notificação era resultado das ações da FOX que tinha aplicado um 'strike' (notificação de uma empresa direto para o youtube) por causa do vídeo 'Nostalgia - Simpsons'. Segundo as regras, não podemos utilizar mais de 15 segundos de imagens em um programa. Quando um canal recebe três 'strikes' ele é automaticamente fechado e o seu autor não poderá abrir outro canal e postar novos vídeos.

O Canal Nostalgia, reeditou o vídeo, acreditando ter acatado as exigências da Fox, mas os caras continuaram irredutíveis e aplicaram um novo strike. Acontece que a Warner também não tinha gostado de outro vídeo que utilizava imagens do desenho das Superpoderosas e já havia notificado o Youtube. Isto foi o suficiente para decretar o fim do Canal Nostalgia e o sonho de todos nós, ter sucesso em alguma coisa.

com fim iminente, centenas de pessoas se mobilizaram em defesa do canal, o que repercutiu internacionalmente. Com a pressão, a Fox se sensibilizou com o problema e retirou uma das notificações, com isso, o canal se livrou da ameaça de fechamento.

Ficamos contente ao ver Felipe, outra vez sorridente e alegre ao agradecer o apoio recebido e noticiar que o canal continuará aberto, produzindo com muita competência toda semana vídeos muito legais, em todos os sentidos, que nos incorporamos aqui no Webbin. Uma vitória para quem acredita nas mudanças das regras do comércio, assim como o modo com que relacionamos com as mídias e as novas formas de entretenimento.

Se preferir acesse o canal do cara no YouTube, Nostalgia. Porque já dizíamos no Programa Radiola; Recordar é Viver.

nostalgia

Nostalgia é um Canal do YouTube. Recordações da TV antiga.

Fonte: Gisele Santos - O Polvo
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial