Falta de interesse, diálogo e respeito, brigas constantes, agressões físicas e verbais; estes são alguns dos sintomas que o casamento está em crise. A Prova de Fogo é um verdadeiro manual de como salvar seu casamento.
Apesar de receber críticas desfavoráveis foi o filme independente de maior bilheteria de 2008, dirigido por Alex Kendrick, que co-escreveu e co-produziu com Stephen Kendrick.
O casamento de Catherine e Caleb possuía todos estes ingredientes em que apontavam para uma crise: ele se concentrava em seu trabalho como bombeiro, por isso era reconhecido. No entanto em casa o mesmo não acontecia em relação à esposa, o que lhe deixava bastante incomodado. Procurava assim compensações na tela do computador com internet ou então sonhando com o dia em que poderia comprar o barco dos seus sonhos.
![]() |
O Desafio de Amar |
Com as constantes discussões e desacordos, sem conseguir um entendimento Catherine não via alternativa senão o divórcio, algo inaceitável por Caled que apesar de tudo a amava muito.
O pai de Caled John Holt (Malcom Harris) preocupado com a situação do filho resolve ajudá-lo dando apoio espiritual. Sugere que ele siga um programa chamado “Desafio de Amar” que consiste ações que ele deveria realizar durante 40 dias com o objetivo de salvar o seu casamento. Mesmo desconfiado e descrente, vendo seu casamento arruinado a cada dia, Caleb inicia o programa, o que a princípio não surtiu efeito em Catherine que não acreditava na mudança do esposo e assim agia com frieza e indiferença a cada investida do companheiro. A resistência dela só é quebrada quando descobre que Caleb foi capaz de abandonar o seu lado egoísta e secretamente comprar o equipamento médico que tanto sua mãe precisava. Isto foi o suficiente para aceitá-lo de volta e dar uma nova chance ao amor e finalmente renovam os seus votos de casamento.
![]() |
Um final feliz |
Apesar de ser uma obra de ficção, o "Programa Desafio de Amar" é real e está disponível em livros. Se seu casamento não anda muito bem, não custa nada testar. Ops! Os autores alertam que o proposito não é que seja testado ou experimentado e sim se comprometer ação um dia de cada vez para não perder os grandes benefícios que se alcançam no final. Se não der certo pelo menos você terá um crescimento espiritual incrível, só isto já será válido. Bem aqui embaixo, incorporei o e-book oferecido ainda gratuitamente pelo site Slideshare. Boa leitura!