Os sonhos de uma menina pobre que tornou-se realidade.
Além de ser considerada uma das mulheres mais sexy do mundo, Paula Fernandes possui uma das mais belas vozes da música sertaneja brasileira, se destacando no cenário musical, como poucas cantoras conseguem com muito talento e personalidade.
Paula Fernandes foi uma daquelas que nasceu já com seu destino traçado para estrelato. Desde criança já dava sinais disto, iniciando sua carreira aos oito de idade na cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, onde nasceu em 28 de agosto de 1984. Morava com os pais e o irmão Nilmar na sertaneja Serra do Cipó, cercada de galinhas, alguns bois, vacas e cabras, e um bananal. Assim a vida de Paula era muito simples como todos que vivem na roça. Incentivado pela pai Osvaldo Fernandes, que entre os afazeres diários, cantava lindas modas no violão, pediu de presente um violão. O pai, então, vendeu uma corrente de ouro e lhe comprou um violão Tonante, que hoje está pendurado na parede do quarto de Paula, em Belo Horizonte. Paula correu para a casa de uma vizinha que sabia tocar e pediu para ensinar-lhe a tocar. As aulas não duraram muito porque Paula em apenas quatro lições aprendeu tudo que podia ensinar.
No começo Paula já sentia que as coisas não seriam muito fáceis para ela. Até mesmo fazer a sua mãe ouvi-la cantar era difícil. Quando, enfim, dona Dulce parou o serviço para ouvi-la, ficou impressionada e orgulhosa pedia que a filha canta-se para as tias sempre que as visitavam. Paula tímida corria e se escondia no quarto. Minutos depois todos ouviam os primeiros acordes e eram brindados com lindas canções.
Quando uma criança demonstra muito talento em algo, logo aparecem os incentivos para entrar em algum tipo de concurso. Assim aconteceu aos 9 anos, quando participou de um concurso musical infantil em Sete Lagoas. Não deu outra, Paula levou o primeiro lugar surpreendendo até mesmo a banda que acompanhava os candidatos que parou de tocar para ouvi-la a cantar apenas com seu violão.
Aos dez anos lançou seu primeiro trabalho, ainda no formato do saudoso disco de vinil. Procurando alcançar o sucesso, depois de uma traumática separação dos pais, mudou-se para São Paulo onde foi contratado por uma companhia de rodeio, passando a viajar por todo o país, ganhando muito experiência de palco e público. Mas as dificuldades eram grandes e nem sempre Paula ganhava os cachês prometidos, além disso, não era o suficiente para sustentar o seu estada em São Paulo. Frustrada e deprimida com a sua situação precária, depois de receber tantos nãos, Paula praticamente desistiu da carreira, voltando para sua cidade natal, onde resolveu voltar a vida comum. Entrou para a faculdade em Belo Horizonte e paralelamente cantava em barzinhos para ganhar um trocado.
A carreira de Paula Fernandes só deslanchou aos 22 anos, quando gravou a música de "Ave Maria da Natureza", tema da novela América, a convite do diretor Jayme Monjardim que conheceu através produtor musical Marcus Viana, responsável por trilhas sonoras de novelas como "Pantanal" e o "Clone". Em 2006, Paula recebeu a indicação para o Prêmio TIM de Música Brasileira, na categoria Melhor Cantora Popular, por seu trabalho em seu terceiro CD, "Canções de Vento Sul". Neste álbum, Paula já mostrava a sua diversidade musical em que fazia excursões pelas por diversos ritmos e sons como MPB, música pop, country, sertanejo de raiz e pitadas de world music.
Em 2008 veio o sucesso. Contratada pela Universal lançou o CD "Pássaro de Fogo", mesmo título da canção que se tornou o primeiro single da cantora, além do sucesso "Sem Você".
No dia 25 de dezembro de 2010, a carreira de Paula Fernandes ganhou um impulso fulminante quando apareceu ao lado do Rei da música brasileira, Roberto Carlos, em seu especial da Globo, apresentando assim alguém que até então era desconhecida por muitos; “uma cantora que está fazendo muito sucesso, que tem um estilo muito especial, inconfundível. E, além de tudo, ela é linda, e é maravilhosa naquilo que faz. Paula Fernandes”.
Na época surgiu muitas especulações. Quem era aquele novo talento que cantava de uma maneira tão natural com uma voz grave e poderosa de uma mulher madura mais de uma aparência frágil? Seria ela a namorada do Rei? O fato é que finalmente Deus tinha cumprido o que todos esperam; uma oportunidade. No mesmo ano, 2010, Paula Fernandes grava seu primeiro DVD com a participação de grandes astros da música brasileira, inclusive com Leonardo, dona da empresa "Talismã Music", que tinha um contrato assinado com Paula, desde de 2008 quando não era tão conhecida, para cuidar de sua carreira. O imbróglio até que data o contrato é válido, Paula diz que é até final de 2012, enquanto Leonardo
afirmava que tinha direitos a faturar em cima dela até 2014. Além disso Paula reclama que a empresa Talismã fechava contratos sem mesmo consulta-la. Leonardo ao ser indagado sobre isto, respondia diplomaticamente, que entre eles não há nada de errado, pois são grandes amigos, desconversa, o problema se resume entre os seus escritórios, mesmo porque o chance de se cruzarem nos palcos é grande, até mesmo foram convocados pela Globo para participar do show da virada de 2012.
Em fevereiro de 2014, já desvinculada da empresa do cantor Leonardo, Paula Fernandes lança a primeira turnê (Um ser amor) já sob produção de sua empresa, Jeito de Mato. Feliz por ter as rédeas de sua vida e carreira nas mãos, Paula vive um momento de plenitude e descoberta.
A garota pobre, que realizou o sonho de se tornar uma cantora famosa, hoje com uma legião de fãs cativos, com projeção internacional dos duetos com a vencedora do Grammy Taylor Swift, o sucesso “Long Live” e a encantadora “Hoy me voy”, ao lado do popstar latino Juanes, merece toda nossa admiração como uma da melhores cantoras brasileiras de todos os tempos.